31.5.10

Pessoa + outra pessoa

Frase de uma psicóloga amiga: “No consultório a gente acessa o backstage da vida das pessoas”. E esta me fez lembrar de outra, de um tio psicanalista, quando eu perguntei como ele sabia sobre certo assunto tão alheio ao seu próprio cotidiano: “Ah, meu consultório é uma janela para o mundo”. É fascinante perceber quantas vidas únicas, interessantes justamente por serem únicas, podemos conhecer e desenvolver (juntos) quando trabalhamos com psicoterapia...

19.5.10

Pensamento vapt-vupt sobre a beleza

De Stendhal: “O belo é a promessa de felicidade”. Ou seja, nossa apreciação estética pode despertar sentimentos diversos, ou mesmo valores e virtudes que julgamos serem essenciais à vida feliz, tais como simplicidade, amor, gentileza, firmeza de propósito, etc. Mas talvez não seja tão simples assim, como tudo que alude ao ser humano e sua dimensão psíquica... pois ele continua: “Existem tantos estilos de beleza quanto visões de felicidade”. Sem comparações, apenas diferenças e gostos pessoais.

14.5.10

Comparando e comprando...

Um artigo publicado no Journal of Personality and Social Psychology, elaborado por psicólogos da Cornell University, em Nova York, afirma que as pessoas geralmente são mais felizes "comprando" experiências agradáveis do que consumindo bens materiais. Isso se deve primariamente à unicidade da experiência vivida pelo indivíduo, o que torna mais difícil compará-la com as experiências dos pares.

"Imagine que você compra uma TV de tela plana, e está feliz com ela. Mas aí você vem à minha casa e eu tenho uma TV com uma imagem maior e melhor. Isso vai decepcionar e chatear você", explicou Thomas Gilovich, um dos autores do estudo. "Mas se você for de férias para o Caribe e eu também, você tem as suas memórias - sua conexão única com o Caribe - que ninguém mais tem e que fez as suas férias especiais", afirma.

Apesar das duas formas de usar o dinheiro impliquem em diferentes graus de comparação, penso que talvez a comparação que acontece entre bens materiais seja praticamente intrínseca a este ato, tão determinante quanto a suposta necessidade de obter tal bem para este ou aquele propósito. Comprar seria também uma tentativa, mais ou menos clara ao indivíduo, de se manter num status relativamente confortável num meio social onde as aquisições materiais, profissionais e outras são avaliadas como indicadores de sucesso e valorização da pessoa como um todo (se é que podemos falar em todo), pois tal sucesso decorreria de características de personalidade "bem expressadas" no meio. Enfim, uma meritocracia, que tanto empodera o indivíduo para realizar-se plenamente, como pode esmagá-lo ao atribuir somente a ele seu próprio fracasso. A "rat-race".

11.5.10

III Simpósio de Atualização em Psicofarmacologia

III Simpósio de Atualização em Psicofarmacologia do Grupo de Interconsultas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP

Data: 15 de maio de 2010
Local: Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP
Horário: 08:00hs - 18:00hs
Maiores Informações: (11) 3069-7804

5.5.10

Quem precisa de terapia?

O Programa Login transmitido pela Tv Cultura apresentou na última quinta-feira, dia 29/04/2010 uma discussão com o psicanalista Dr. Oswaldo Ferreira Leite Netto e o psicólogo Dr. Gustavo Veiga.
A maioria das pessoas tem essa dúvida: Quem precisa de terapia? ou Quando devo ir buscar ajuda de um psicólogo? Quanto tempo dura uma terapia? Essas e outras questões referentes a terapia são discutidas neste programa. O psicanalista demonstra de forma clara, quando cabe a terapia, enfantizando que as emoções são inerentes ao ser humano, e por isso quando existe dificuldade nesta área é necessário buscar ajuda.
Além disso, a discussão reforça a importância da responsabilidade de cada individuo, principalmente em relação a terapia, ou seja, alguém só procura a terapia porque já parou para pensar nas suas dificuldades, angústias, e então, se responsabilizou por aquilo que é dela, assim cabe a pergunta: Qual a sua responsabilidade naquilo de que você se queixa?

Vale a pena assistir na integra no link abaixo: http://www.tvcultura.com.br/login/videos/naintegra/2010-04-29/25778

4.5.10

Harder, faster, better, stronger

Sei que é assunto batido e repetido em muitas rodas de conversa, mas está cada vez mais difícil (ou mais livremente censurável) ter atitudes ou comportamentos prazerosos que não sejam saudáveis ou produtivos materialmente. Não pretendo entrar no mérito da nocividade dos comportamentos - porque isso seria politicamente correto e não se trata da intenção aqui - e é importante diferenciarmos a ampliação do conhecimento sobre a vida do posterior uso que a sociedade faz destes mesmos conhecimentos. Às vezes parece que fumar um cigarro, não desejar ardentemente bater a cota de vendas do mês, não malhar, comer McDonald´s com sorvete de lambuja, tomar sol sem protetor, etc, têm se tornado verdadeiros pecados sujeitos à queima no mármore do inferno social. O real tem perdido lugar para o ideal, enquanto as vivências de prazer e espontaneidade são logo submetidas à categorização restritiva e utilitária. Parece que a gente agora é como máquina: tem que ser melhor, mais rápido, mais saudável, mais bem-sucedido, mais magro... e o mais feliz, será que vem junto?

23.4.10

XXXI Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo



29, 30 de abril e 01 de maio



Expo Center Norte - São Paulo



Maiores informações,inscrições e programação da Psicologia: http://www.socesp.org.br/

V Congresso Argentino de Saúde Mental

V CONGRESSO ARGENTINO DE SAÚDE MENTAL
"Trauma, História e Subjetividade"

06 - 08 Maio 2010
Buenos Aires
Maiores informações: http://www.aasm.org.ar

Convite ONG Habitare

Gostaria de convidá-los para conhecer a ONG Habitare -Centro de Atendimento, Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Piscossomática.

Esta ONG tem como missão desenvolver projetos em saúde mental e psicopatologia do bebê através de atendimento psicoterapêutico a gestantes e bebês de zero a três anos junto a população de risco bio-psico-social.

Fomentar estudo e pesquisa que ampliem o conhecimento teórico e técnico sobre o desenvolvimento pré e peri- natal, priorizando aspectos da parentalidade sobre o vínculo mãe-bebê.

Oferecer atendimento psicoterapêutico a pacientes com queixas somáticas que realizam acompanhamento médico ambulatorial em instituições públicas de saúde.

Capacitar profissionais ligados área da saúde através de cursos, formação e supervisão com o intuito de contribuir para o aprimoramento teórico e prático desses profissionais.

Nela eu desenvolvo um trabalho junto ao Lar Social do Amparo Maternal, com o atendimento de gestantes em grupo com o uso de materialidade - Oficina Boneca Flor.

Existem outros trabalhos sendo desenvolvidos em outras instituições e vocês podem participar atendendo ou participando de cursos ou supervisões.

Para conhecer melhor: http://www.centrohabitarde.org.br/

21.4.10

mais uma sobre a modernidade...

A necessidade de se entender na própria vida e trajetória muitas vezes nos traz valiosas compreensões, que vão muito além das impressões e vivências pessoais. Alain de Botton é um dos escritores atuais que, a meu ver, tem sido bastante perspicaz em suas interpretações históricas e filosóficas da tão falada modernidade. Seu texto tem um estilo quase coloquial, leve, o que o torna delicioso de ler, mas não deixa de apresentar um conteúdo sempre consistente e interessante. (Deu pra ver que sou fã dele...) Um de seus últimos livros, "Desejo de Status", aborda de forma ampla os processos históricos e sociais que nos fizeram chegar às sociedades de hoje, nas quais o ser humano é o centro de tudo, dono absoluto da própria vida (e por consequência, do sucesso e do fracasso). A sensação inebriante de poder, entretanto, não raro se alterna com uma ansiedade avalassadora a respeito de nosso valor e conquistas pessoais, materiais, profissionais... o link abaixo é de um "pocket-workshop" em que Alain fala das ideias deste livro... tem até legenda em português. Vai lá!
http://trendroom.com.br/biblioteca

19.4.10

Meu mundo caiu

A serie Café Filosófico transmitida pela TV Cultura aos Domingos vem apresentando o tema "Meu mundo caiu". No Domingo dia 11 de abril foi transmitida a palestra do psicanalista Flavio Gikovate chamada "O amor que se vai". Para todos que estão passando ou passaram por alguma separação amorosa (ou seja, todos nós) vale a pena assiti-la na integra. Nesta apresentação, o pensador fala, com humor mordaz sobre a dor que sentimos quando nos separamos de alguem que amamos. Será que os casamentos não dão certo porque as pessoas se atraem pelos opostos? Um homem generoso e uma mulher egoista e vice-versa? Quando a dor de continuar com alguem se torna maior do que a dor de uma possivel separação? Por que temos tanto medo de ficarmso sózinhos? O que realmente buscamos nas nossas relações amorosas? O psicanalista demonstra de forma brilhante que sexo e amor são parte de dois fenômenos distintos e na maioria das vezes em conflito. Termina a palestra dizendo que está ansioso para ver no futuro um declinio do casamento já que as mulheres jovens estão se tornando mais egoistas e independentes... Quem viver verá...







http://www.cpflcultura.com.br/evento/tv-cultura/11-04-10/amor-que-se-vai-flavio-gikovate

14.4.10

Reunião Clínica Prof. Otto Kernberg

“Reunião Clínica com Prof. Otto Kernberg”.
Data: Sábado – 17 de abril de 2010 – 9h00as 11h00
Local: Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq - HCFMUSP)
Anfiteatro Paulo Vaz de Arruda (Anfiteatro Principal do IPq)

Coordenador:
Dr. Rubens Bergel

Organização:
Neurocirurgia Funcional - Dr. Valter Cescato
Interconsultas - Dr. Renério Fraguas Jr.
Transtorno de Personalidade - Dr. Erlei Sassi Jr.
Psicoterapia - Dr. Oswaldo Ferreira Leite Netto

Colaboração:
Instituto de Psicologia da USP - Dra Leila Cury Tardivo e
Centro de Estudos da Teoria dos campos (CETEC) - Dra Leda Herrmann.

Público alvo:
corpo discente e docente: psicólogos, graduandos e pós-graduandos de psiquiatria e psicologia.

8.4.10

A cidade e as (muitas) pessoas

A experiência de andar de metrô ou ônibus em São Paulo quase sempre me ativa um olhar meio antropológico, no sentido de estranhar o familiar, o banal. Especialmente no que diz respeito à grande proximidade física entre as pessoas que utilizam os transportes públicos. Numa época em que o individualismo molda nossos desejos, anseios e perspectivas, e as relações afetivas tem sido comumente dissociadas do contato corporal (como os encontros adolescentes nos tem mostrado), acredito ser peculiar esta proximidade física forçada que diariamente se vivencia com uma coletividade incontável, mas que se materializa enquanto pessoa, por exemplo, numa jovem de roupa social e unhas azuis que está bem ao seu lado (lendo o mais novo livro da Marian Keyes). Talvez até possamos sentir seu perfume. Porém, nada mais sabemos, ou nem queremos saber. Uma janela indiscreta para o voyeur? Um profundo incômodo? Talvez um paradoxo urbano... psiquicamente mais ensimesmados e solitários, cotidianamente mais aglomerados e com “espaços-de-si” misturados. Sentir-se sozinho ou acompanhado nunca pareceu tão desconectado da realidade concreta.

5.4.10

Espiritualidade no Aconselhamento e na Terapia

Centro de Aprimoramento de Pessoal – CEAP/IPQ - HCFMUSP
Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 – 1º andar - Telefone: 3069-6267
e-mail: tânia.regina@hcnet.usp.br - Informações com Tânia
Início: 6 de abril de 2010
Término: 25 de maio de 2010
Horário: terças-feiras das 19 às 22 horas

31.3.10

Artigo do Birman sobre o assasinato do Glauco

Vale a pena ler este artigo do conhecido Psicanalista Birman publicado dia 20 de março do jornal Estadão sobre o assasinato de Glauco. O autor chama a atenção para a facilidade com a qual policia, mídia e especialistas conseguem facilmente procurar explicações simples para uma situação complexa. Sem nos darmos conta, já começamos a tentar explicar o crime pensando em doença mental, uso de drogas, ausência paterna... Birman mostra que existe uma parcela da juventude (rica e pobre) que não consegue inserir-se no mundo do trabalho e conseguir assim um reconhecimento simbólico de sua existencia. Restam a delinquencia e por vezes o uso de drogas para tentarem lutar por sua inserção. É importante lembrar que, no imaginario social, uso de drogas e violencia estão intimamente ligados ja que ambos os dois são entendidos como crime. Como profissionais da area da saude é importante que possamos entender o uso de drogas como uma questão da area da saude e não da area policial ou judicial. Trazer a discussão sobre o uso de drogas para a area da saude nao é fazer do usuario uma vitima e sim entender que o uso de drogas é um sintoma ao mesmo tempo individual e social e assim responsabilidade de todos.

Artigo na integra

http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,a-outra-volta-do-parafuso,527028,0.htm

Katia Cherix

29.3.10

Amor Líquido, de Zygmunt Bauman, Jorge Zahar Editor

Aqui vai a indicação deste livro que, acredito, dialoga diretamente com nossa vivência atual. Seja por correspondência com a nossa vida pessoal e afetiva, ou com a reflexão que vem da prática profissional, não é difícil identificar-se com o trabalho desse sociólogo que criou o conceito de “modernidade líquida”, marcada pela aglomeração nas grandes cidades e a instabilidade geral dos padrões, valores humanos e perspectivas de vida. Ele investiga como um mundo repleto de sinais confusos e rapidamente mutáveis parece fatal para nossa capacidade de amar, seja esse amor direcionado ao próximo, ao parceiro ou a nós mesmos. Analisa como nossas relações tornam-se cada vez mais flexíveis e fluidas, mais semelhantes a redes de contato virtuais “on-off” que geram níveis de insegurança e solidão cada vez maiores, nos distanciando dos vínculos duradouros. Enfim, são boas reflexões que vêm de encontro às angústias existenciais indefinidas e mutáveis que vivenciamos em nossos consultórios e mentes, e podem ser exemplificadas numa frase que vi pelos muros da cidade: “Mais amor, por favor”.

23.3.10

Workshop: "Sentimentos e emoções"

Data: 23 de abril
Horário: 9h as 17hs
Informações : www.sobraphe.org.br
Contato: (11) 3872-7596

21.3.10

XIV SIMPÓSIO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA DO HOSPITAL DO CORAÇÃO

XIV SIMPÓSIO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA DO HOSPITAL DO CORAÇÃO

“O masculino na Contemporaneidade: Repercussões na saúde do homem”

Data: 16 e 17/04 de 2010

Público-Alvo: Psicólogos, estudantes de Psicologia e profissionais da saúde

Local: Hospital do Coração – Hcor
Rua Desembargador Eliseu Guilherme, 147 - Paraíso
2º andar – Auditórios 2, 3 e 4
Telefone: 3053-6611 R-2204
Inscrições:
Até 09/04/2010, somente via on-line, no site www.hcor.com.br

18.3.10

Curso de Capacitação em Terapia Comunitária

Curso de Capacitação em Terapia Comunitária

São Paulo - SP - 25 de março a 12 de dezembro de 2010.
Local: Inspetoria Salesiana de São Paulo - Rua Pio XI, 1100 - Alto da Lapa
Público alvo: psicólogos, assitentes sociais, enfermeiras, médicos, agentes comunitários e qualquer outra pessoa interessada em desenvolver trabalhos comunitários.
Carga-horária: 360 horas-aula.
Coordenação: Marilene Grandesso (Interfaci/Nufac/PUC-SP)
Informações e inscrições:Tel.: (11) 3054-9540E-mail: interfaci@yahoo.com.br

XI Encontro Nacional de Profissionais em Pesquisa Clínica

XI Encontro Nacional de Profissionais em Pesquisa Clínica

São Paulo - SP - 20 de março de 2010.
Local: Novotel São Paulo Center Norte
Tema Central: O Brasil no Cenário Mundial da Pesquisa Clínica
Palestrantes: Ana Maria Martins - IGEIM/UNIFESP; Carlos Caramori - UNESP/Botucatu; Dirceu Raposo - ANVISA; Emerson Tosco - Natura; Franco Pallamolla - ABIMO; Gonzalo Vecina Neto - Hospital Sírio Libanês; Gysélle Tannous - CONEP; Joselito Pedrosa - ANVISA; Laura Castanheira - ANVISA; Mauro Sanches - PNCT; Morrys C. Kaisermann - GSK; Patrícia Andreotti - ANVISA; Pedro Palmeira - BNDES; Tatiana Lowande - ANVISA; e Vinícios Blum - EMS
Informações e inscrições:Tel.: (11) 5594-6528 / 5581-9199Site: http://www.sbppc.org.br

16.3.10

Envelhecimento

Como muitos de voces sabem, o campo do envelhecimento vem sendo cada vez mais estudado e a Psicologia tem muito a contribuir. Hoje, no Brasil a situação de alguns idosos é precária e temos uma longa luta a nossa frente na conquista de Politicas Publicas que possam oferecer assistencia nas areas de saude, lazer, moradia e cidadania aos idosos. A noticia mais interessante e recente neste campo foi a de que dia 20 de janeiro deste ano o Governador José Serra lançou o Projeto Quero Vida. O Governo do Estado oferecerá uma verba de 300 mil para 42 cidades do Estado para que implantem espaços de convivencia para pessoas de mais de 60 anos. Nas unidades do Quero Vida os idosos contarão com profissionais especializados, como médicos geriatras, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, professores de Educação Física e assistentes sociais.

Ficaremos de olho....

Noticia na integra: http://www.jptl.com.br/?pag=ver_noticia&id=18654

Katia Cherix

13.3.10

I Curso de Aperfeiçoamento Multiprofissional em Cuidados Paliativos da Disciplina de Emergências Clínicas

I Curso de Formação Multiprofissional em Cuidados Paliativos da Disciplina de Emergências Clínicas
Inscrições de 29/01/2010 até 14/04/2010.
Curso de Aperfeiçoamento-220 Horas.
Apenas para estudantes e profissionais da área da saúde!

http://www.saudeeducacao.com.br/content/curso-de-cuidados-paliativos-presencial

O curso tem como objetivos principais:
1. Capacitar profissionais da área da saúde para trabalhar na atenção e cuidados aos pacientes portadores de enfermidades progressivas, incapacitantes, incuráveis e que evoluirão para a morte.
2. Desenvolver habilidades e atitudes que permitam uma abordagem adequada do paciente e sua família, levando em consideração os aspectos físicos, psicológicos, sociais e espirituais
3. Fomentar a capacidade de trabalhar de forma transdisciplinar

Palestra: "FENOMENOLOGIA DA VIDA: O que pode um sentimento"

Palestra – Entrada Franca – Dia: 15/03/2010 - Horário: 8h00 às 10h00
FENOMENOLOGIA DA VIDA: O QUE PODE UM SENTIMENTO

Ministrante: Prof. Drª. Florinda Martins (Lisboa)

O poder que o sujeito tem de ser afectado por aquilo que está em vias de viver
implica que a sua vida se não desenvolve na segurança do poder intencional,
mas é simultaneamente habitada por uma experiência afetiva originária de
vulnerabilidade.
O debate deste originário enredo afectivo – poder / vulnerabilidade;
intencionalidade / contra-intencionalidade; ego / alter-ego – está no âmago das
investigações da Escola da fenomenologia da vida, saída de Henry e Marion.
Trataremos, nesta conferência, da importância deste debate no processo
terapêutico. Fenomenologia Material / Genealogia da Psicanálise (Henry) e
Fenómeno erótico (Marion) serão textos de base deste trabalho.

FLORINDA MARTINS é pesquisadora da Fenomenologia da vida e através
de traduções, livros e projetos de investigação reúne docentes e
profissionais de várias áreas.

LOCAL: Auditório do Instituto de Psicologia - Bloco G
Instituto de Psicologia - Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Cidade
Universitária - São Paulo.
Orgs: Professor Titular Gilberto Safra e Prof. Dr. Andrés Eduardo
Aguirre Antúnez. Apoio: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica
do Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP.

Serão entregues certificados. Email: ippsc@usp.br

3.3.10

SUPERVISÃO PÚBLICA DE CASO CLÍNICO

O Serviço de Atendimento em Psicanálise (SAP) do Centro Winnicott de São Paulo está promovendo uma supervisão pública de dois casos clínicos atendidos no Serviço, com a finalidade de discutir e analisar aspectos específicos da clínica psicanalítica do ponto de vista de Winnicott.
Supervisora:
Profa. Dra. Elsa Oliveira Dias, SBPW
Local: Auditório do Centro Winnicott de são Paulo, João Ramalho, 146
Data: 20 de março de 2010 (sábado)
Horário: das 9:30 às 12:30
Programação
Primeiro caso: das 9:30 ás 10:45h
Intervalo: das 10:45h às 11:15h
Segundo caso: das 11:15h às 12:30h

Inscrições e informações
Tel.: (11) 3676-0635
E-mail: secretariacwsp@centrowinnicott.com.br
Taxa de inscrição: R$ 60,00
Taxa de inscrição para afiliados à SBPW: R$ 40,00
Taxa de inscrição para integrantes do SAP: R$ 20,00
Vagas limitadas

2.3.10

Reunião Março

Data 29/03/2010
Horário: 19h30
Local: Rua Loefgreen 917

Vaga de Psicólogo

USP - Casa da Aids
Psicólogo para atendimento ambulatorial de adultos, pesquisa e ensino.
20 horas semanais
R$ 1160,00 mais benefícios
Requisitos: graduação em psicologia e aprimoramento em Psicologia Hospitalar.
Curriculos para: casaaids@hcnet.usp.br

1.3.10

Reunião

A primeira reunião do ano de 2010 do grupo Vir a Ser aconteceu na sexta feira dia 19 de fevereiro na sede do grupo na rua Loefgreen.